Entenda o que está por trás de um laudo laboratorial de qualidade

Por exame

O LAUDO LABORATORIAL é a representatividade maior, em papel ou tela de computador das atividades dos Laboratórios de Análises Clínicas. Esse documento atesta um processo minucioso e especializado, onde profissionais capacitados e os mais avançados equipamentos possam garantir a precisão e confiabilidade dos resultados. Um laudo laboratorial de qualidade fornece, não só, as informações fundamentais em relação à saúde do paciente, mas também orienta os profissionais clínicos ao diagnóstico correto, terapia adequada e, posteriormente, aos critérios de alta hospitalar e remissão de enfermidades.

O conteúdo dos Laudos Laboratoriais deve conter a identificação completa do paciente, as condições de coleta do material, indicação do clínico subscritor e eventuais eventos que possam influir na situação do paciente, e posterior avaliação dos resultados.


 Dados do exame: no laudo deverá constar a data da coleta do material, nome dos procedimentos realizados, e metodologias empregadas.
 O laudo deve conter os resultados do exame com a respectiva unidade de
medida, bem como os valores de referência. Caso necessário, algumas
anotações em relação às condições dos pacientes.
 Valores de referência: O laudo deverá conter os valores de referência para os exames realizados, de acordo com a idade e sexo do paciente.
 Assinatura do responsável: O laudo deve ser assinado pelo responsável
técnico do laboratório, ou o profissional que realizou o(s) procedimentos.

Os Laboratórios de Análises Clínicas associados à SBAC seguem rigorosos padrões de qualidade, ao assegurar laudos que reflitam, com exatidão a condição do paciente. Um laudo   laboratorial de qualidade, antecipa o diagnóstico, e afirma e confirma posição vital na promoção da saúde e na prevenção de doenças.